Dia mundial da higienização das mãos



O Hospital Padre Zé (HPZ) em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), a partir desta quarta feira (05/05/2021), lança a campanha “Eu me comprometo a lavar minhas mãos para salvar vidas ".

Considerando o memorando 05/21 do Núcleo de Segurança Paciente (NSP), e na RDC nº 36/2013 o qual institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências, juntamente com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que tem suas atividades fundamentadas na Portaria nº 2616/1998 do Ministério da Saúde, que define as diretrizes e normas para a prevenção e o controle das infecções hospitalares, na RDC 48/2000.

Com o advento da pandemia de coronavírus e a preocupação com sua rápida transmissibilidade, a higienização das mãos é uma das formas mais eficazes de combater o avanço da doença. “Uma das principais formas de transmissão ocorre quando há o contato do vírus com olhos, nariz e boca por meio de mãos não lavadas”. Explica o enfermeiro da CCIH Antonio Francisco.

Segundo a Dra Melissa,diretora do hospital padre zé, “Como a transmissão do coronavírus (Covid-19) ocorre pelo ar, via espirro, tosse e gotículas de salivas, ou por contato pessoal, o ato de lavar as mãos frequentemente é determinante para prevenir o contágio. É muito importante que a população passe a aderir ao hábito de lavar bem as mãos, além de tomar outras medidas, como usar o álcool 70% e evitar aglomerações”

Os estudantes de Medicina (Camila Dorea Lessa Santana; Clara Vitória Silva Oliveira; Laís Nóbrega Vieira; Mariana Wanderley de Barros e Silva e Tobias Sampaio de Lacerda) ressaltam que é através da educação continua sobre a prática se faz eficaz. “É fundamental para que relembremos sempre deste passo tão importante, que é o da lavagem das mãos, tendo em vista sua importância para os pacientes, profissionais e acompanhantes. A proteção de todos acaba estando em nossas mãos, uma vez que a lavagem correta previne contaminações e nos ajuda a garantir um cuidado eficaz. Dessa forma, reforçar conhecimentos técnicos básicos sobre como lavar as mãos com eficiência e eficácia, assim como reforçar a consciência do valor da ação e a prevenção de infecção cruzada, é um processo muito importante que faz parte da segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde”.

Segundo os organizadores do evento, a higiene correta das mãos é uma atitude simples, mas altamente eficiente para o controle de infecções. Por isso a importância de reforçarmos essa prática através de rodas de conversas, palestras e participação todos os colaboradores e quem circulam pelo hospital. Portanto o Hospital Padre Zé, Centro Universitário (UNIPÊ) através do Núcleo de Segurança do Paciente e da Comissão de Prevenção das Infeções, lançou o seguinte desafio educativo.


“VOCÊ JÁ HIGIENIZOU SUAS MÃOS HOJE” ????

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo