MORADOR DE RUA

             PROJETO: APOIO AS PESSOAS VIVENDO EM SITUAÇÃO DE RUA

            

FINANCIAMENTO:

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano

  Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza

 

               

 

 

 

O Instituto São José tem como seu fundador o Padre José Coutinho, carinhosamente conhecido como o Pai dos Pobres, ou simplesmente Padre Zé. Criado em 19 de março de 1935, esta instituição sempre teve como objetivo socorrer os pobres, dando-lhes dignidade. Em tempos anteriores a sede da instituição serviu de abrigo para famílias pobres advindas do interior do Estado da Paraíba bem como da capital, João pessoa.

                Hoje, temos este projeto que nos remete as origens desta instituição, quando oferecemos as pessoas em situação de rua do centro e da orla de João Pessoa três refeições diárias, de domingo a domingo e também oferecemos a estes, serviços de acompanhamentos médico hospitalar. Iniciamos este projeto em 2018 com 96 pessoas vivendo em situação de rua inscritas e até 30 de junho de 2020 já se encontram 1353 pessoas em situação de rua inscritos no projeto. Estas refeições e atendimentos dispõem de assistente social, coordenação geral, enfermagem e cozinheiras que funciona na Ladeira do São Francisco N° 65.

PÓS ALTA

                           PROJETO: APOIO AOS PACIENTES PÓS-ALTA HOSPITALAR 

      FINANCIAMENTO:

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano

                                        Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza

 

                        

 

 

 

 

 

 

 

 

Nossas equipes de médicos, enfermagem, psicologia e assistência social sempre tiveram uma preocupação especial com o número de pessoas internas no Hospital Padre Zé, que recebiam alta hospitalar e retornavam com frequência ao hospital com o mesmo quadro clínico anterior. Após discursão em torno desta questão, verificou-se que duas causas levavam o paciente a retornar com frequência a ocupar leitos no hospital: A falta de recursos para compra de medicamentos e material médico hospitalar para dar continuidade em casa ao tratamento e a falta de uma alimentação capaz de suprir as necessidades nutricionais de cada paciente.

                        Com o objetivo de diminuir o retorno e ocupação dos leitos pensamos e hoje executamos este projeto que visa ajudar o paciente a continuar seu tratamento em casa. Para isto, o paciente recebe medicamentos, material médico hospitalar e uma cesta básica com 30 itens, durante 03 meses após a alta hospitalar, favorecendo assim a continuidade do tratamento. Quando o paciente, após três meses, é reavaliado pelo médico, dependendo do seu quadro clínico, poderá continuar no projeto por mais 03 meses. A cesta básica consiste em: 03 pacotes de café, 04kg de arroz,03kg de açúcar, 04 pacotes de biscoitos, 03 pacotes de macarrão, 03 pacotes de flocão de milho, 04 kg de feijão, 01kg de farinha de mandioca, 01kg de sal,01 lata de óleo de soja, 01 sardinha, 01 quitute.

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ENDEREÇO

Av. Des. Boto de Menezes, 657 - Tambiá, João Pessoa - PB, 58020-670

Tel: (83) 3041-8400

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